O lugar certo para busca da saúde e do bem estar!!!


Quiropraxia

 

 

A Quiropraxia é a maior profissão natural na área da saúde no mundo. Hoje enquanto pensamos que Quiropraxia é uma ciência relativamente nova, vemos que a primeira evidência representando manipulação da coluna vertebral, foi descoberta em cavernas pré-históricas em Part be merd, França, do ano de 17500 A.C. Outras raças e culturas como os Chineses, Japoneses, Egípcios e Gregos também têm evidencias de manipulação da coluna vertebral. A Manipulação era grosseira e era passada de geração em geração.
Daniel David Palmer foi o descobridor do ajustamento articular específico. Nascido em Ontário, Canadá D. D Palmer é reconhecido como Pai da Quiropraxia moderna. No dia 18 de setembro de 1895 D D Palmer realizou seu primeiro ajustamento articular no paciente Harvey Lilard que sofria de surdez há 17 anos. Seu sentido auditivo voltou e a Quiropraxia nasceu, nas próprias palavras de D D Palmer," isso não era nada acidental, pois estava cumprindo uma meta desejada e o resultado esperado foi obtido. "
B.J. Palmer (filho) foi fundamental no desenvolvimento da filosofia moderna, essa é a escola que praticamos hoje. Juntos fundaram a Instituição de Aprendizagem de Quiropraxia de Palmer em Davenport, Iowa, EUA. B.J. Palmer foi o primeiro presidente da Associação Internacional de Quiropraxistas em 1926 e ficou até sua morte em 1961.

 

Quiropraxia hoje  

A Quiropraxia hoje tem quase 100.000 mil profissionais. O papel dos quiropraxistas é a detecção e correção subseqüente da disfunção articular, ou em outras palavras corrigir interferências que existem no sistema nervoso, resultante do desalinhamento nas vértebras da coluna. Esta correção é aplicável em qualquer paciente que mostre interferência no sistema nervoso com ou sem sintomas óbvios ou doenças.
A Quiropraxia cada vez mais vem sendo reconhecida por profissionais da área da saúde. Em 1990, a Assembléia de Pesquisa Médica, reportou os achados de um estudo no British Medical Jornal (Jornal de medicina Britânica) dizendo que o cuidado quiroprático é duas vezes mais eficaz que o cuidado médico ao tratar a dor nas costas com benefícios significantes a longo prazo.
A terceira maior profissão na área da saúde no mundo e com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Quiropraxia é regulamentada e integrada aos sistemas nacionais de saúde em vários países como EUA e Canadá (onde 13% da população se cuida com a quiropraxia ). Australia, Inglaterra e Dinamarca, entre vários outros.
Acompanhando o esporte está presente nas olimpíadas, no tênis (Copa Davis), na ASP - Associação de Surfitas Profissionais, nas equipes Americana e Autraliana de natação. No Brasil atletas de elite como Robert Scheidt (6 vezes campeão mundial de Iatismo) e Vitor Belfort(campeão mundial de vale tudo) se cuidam regularmente para evitar lesões ou melhorar rápido, quando têm lesões.
A Quiropraxia está crescendo rápido mundialmente porque ela ajuda a evitar problemas previsiveis, minimizar a dor rápido, mantém a boa função da coluna e do corpo e economiza dinheiro com futuros problemas da saúde.

 

O que faz a Quiropraxia? 

Qualquer posicionamento ou funcionamento anormal de uma vértebra é chamado de subluxação. Essas subluxações podem começar já no nascimento ou nas quedas e acidentes, comuns na infância. Gradualmente, as subluxações levam a inflamações microscópicas nas articulações, ligamentos, cartilagem e discos intervertebrais. Ocorrem pequenos, e às vezes imperceptíveis, espasmos e fraqueza muscular, que provocam desequilíbrio muscular. Esse desequilíbrio produz dor, que ajuda na movimentação das vértebras para fora de sua posição normal, provocando um mal funcionamento do sistema nervoso, devido à compressão dos nervos. Os sintomas podem não se manifestarem até que todos os fatores se combinem. Portanto, os sintomas geralmente são a última coisa a aparecer em um problema vertebral.
O primeiro trabalho do quiropraxista é restabelecer o movimento da vértebras, o que ajuda a eliminar os sintomas. A continuidade do tratamento garante que o nervo esteja livre de compressões, corrigindo a função muscular anormal. Isto, por sua vez, ajuda a reduzir a inflamação na articulação, removendo a tensão nos ligamentos e discos e, conseqüentemente, revertendo o processo de subluxação.
As subluxações ocorrem na coluna de todos nós diariamente. O nível da recuperação dependerá do quanto de dano permanente já ocorreu e o quanto que pode ser revertido. Além disso, depende do seu compromisso em seguir as recomendações de seu quiropraxista para cuidar do seu caso. Os Quiropraxistas são especialistas em remover a Interferência nervosa provocada pelas subluxações. Além de ser eficaz no alívio da dor e na melhora do desempenho físico, a quiropraxia auxilia sua saúde global.

 

Entenda um pouco sobre o processo da dor 

Quando você se queixa de uma dor aqui, e outra ali, vai logo colocando a mão para que ele se amenize, não é mesmo ? Isto é automático, as nossas próprias mãos vão direto ao ponto da dor. Mas, não sabemos por que esta dor é manifestada. Toda área da dor de ordem muscular, articular e nevrálgica é uma compensação de uma hipomobilidade ,ou seja, impede de executar sua função normal de movimento (falta de movimento). Por exemplo, se eu sinto uma dor nos ombros, eu preciso avaliar onde está a causa, desta dor. Em primeiro lugar, existe uma restrição de movimento na região da coluna cervical, por este motivo ela vai se compensando a dor nos ombros, onde vai se caracterizando como uma hipermobilidade (excesso de movimento do processo interfacetários) que levará a irritar os nervos, as raízes nervosas e o processo sintomático começa a se evoluir ao grau de uma inflamação.

 

Restrições de movimentos nas articulações 

Muito bem, vimos que em primeiro lugar nós tratamos a causa, e o sintoma é um fator secundário. O que causa essas restrições de movimento, é a falta de exercícios de relaxamento e alongamentos, que hoje em dia deixamos de nos cuidar ,devido ao stress do dia-a-dia, tensões, preocupações, incertezas, inseguranças, vida sedentária, e principalmente problemas emocionais, que acabam desencadeando todo esse processo.

 

Click "Estalos"

De uma forma simples de entender, vou explicar a respeito dos "estalos” quando a coluna vertebral é manipulada. Muitos pensam que está ocorrendo atrito ósseo. E que na verdade, isso não ocorre. Toda articulação sinovial tem este nome exatamente por possuir pequenas vesículas que, estimuladas pelo movimento normal articular, secretam a sinóvia, uma gordura lubrificante e nutritiva que deixa de ser produzida apenas em patologias raras. É um humor viscoso com alto grau de tensão superficial, formando uma película ou um selo que o caracteriza (como óleo ou mesmo como leite, nesse caso, a película seria a nata). Quando se movimenta rapidamente uma articulação seja ativamente em ações normais, seja passivamente por ação externa, esta película é rompida por estar num ambiente com espaço livre e anaeróbico, característico de uma articulação e produz vibrações que caracterizam a formação de pequena bolsa de gás temporário pois, em alguns minutos, voltarão a se incorporar no líquido, formando nova película. É esta vibração percebida é que causa o som audível de "click”. Por isso, existe a necessidade de manipularmos a coluna para eliminarmos estes líquidos sinoviais que formam nas articulações, e sentirmos aliviados e relaxados.

 

A Sub-Luxação: Uma Dinâmica Abordagem:

Subluxações são áreas problemáticas em sua coluna vertebral que afetam seu sistema nervoso como um todo. Nestas áreas, as vértebras estão desalinhadas ou perderam sua amplitude normal de movimento. Isto irrita ou pressiona os nervos locais e interfere com a comunicação entre seu cérebro e seu corpo (e vice-versa).

 

Como as subluxações acontecem?

As tensões de cada dia, como serviços domésticos, cuidar do jardim, o trabalho no escritório, carregar peso ou até mesmo dormir no sofá podem causar problemas vertebrais. O mesmo ocorre numa queda, em acidentes (especialmente acidentes de carro), praticando esportes, etc. Em crianças, subluxações podem acontecer já durante o trabalho de parto, ou durante o crescimento, enquanto aprendem a caminhar ou quando efetuam suas atividades cotidianas.

 

Que sinais indicariam que pode haver subluxações? 

Sintomas como enxaquecas, dores nas costas, endurecimento do pescoço, dor nos ombros, braços ou pernas, formigamento ou diminuição da sensibilidade e da força muscular em suas mãos ou pés, ou mesmo irritabilidade sem motivo são os sinais mais comuns de subluxações. Mas lembre-se, a maioria das pessoas terá uma subluxações bem antes de notarem qualquer sintoma.

 

Como as subluxações são corrigidas? 

Um especialista reduzirá e corrigirá as subluxações com ajustes altamente qualificados pra sua coluna vertebral. Se as subluxações forem recentes, você pode precisar só de alguns ajustes. Porém, subluxações de longo prazo, crônicas, requererão ajustes mais freqüentes para manter as áreas corrigidas e assegurar que elas estão se mantendo em suas posições corretas. Com suas subluxações corrigidas, seu sistema nervoso voltará a funcionar corretamente e seu corpo agradecerá.

 

Como eu posso evitar as subluxações? 

Se você quer impedir que as subluxações retornem, ou que novas se desenvolvam, é melhor passar por ajustes periódicos. Combinados com uma dieta sensata e exercícios moderados, o cuidado terapêutico e o quiropraxista pode lhe ajudar a desfrutar de melhor saúde para o resto de sua vida.

 

Evite sobrecargas na coluna e previna contra dores 

Ao andar, fique com a cabeça erguida e mantenha o olhar na horizontal, com os ombros para trás, pois a projeção dos ombros para frente pode ocasionar retração dos músculos peitorais e influenciar na respiração, sendo que caminhar com a cabeça baixa pode levar a uma cifose (coluna curvada).
Em dia de compras, dispense o salto alto e opte por sapatos de salto com no máximo dois dedos de altura, evitando os calçados de bico fino.
Tire o peso dos ombros e alterne a posição da bolsa, pois carregar a bolsa sempre de um mesmo lado pode resultar em escoliose (desvios laterais da coluna).
Distribua o peso do corpo sobre os dois pés quando estiver em pé a fim de evitar diferença na altura do quadril.
Evite permanecer sentado sem apoio para as costas por tempo prolongado.
Evite levantar e carregar pesos (calcule que o objeto pese até 10% do seu peso).
Durma de preferência de lado com um travesseiro entre os joelhos. Dormir de bruços não é a opção recomendada.
Evite a postura de modelo e a postura desleixada, pois ambas provocam sofrimento tecidual.
O colchão e o travesseiro devem ser adequados para você. O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, deixando assim a coluna vertebral alinhada.

 

Disponibilidade x Tempo 

A proposta é oferecer a melhor qualidade no tratamento e no atendimento, conciliar tempo, custo benefício e resultados eficazes. Por isso estamos a sua disposição com maior flexibilidade. Você pode optar por planos que se enquadra as suas condições, com a redução para 30 minutos de atendimento, onde você poderá ganhar tempo ou sessões de 1hora.

 

Consciência e Prevenção da Saúde 

Saúde preventiva é atualmente uma preocupação crescente , alíás, quem pensa em saúde preventiva hoje, não se preocupa (pré-ocupa) com nada, apenas vive o momento. Porém quando o incômodo começa a se manifestar, logo resolvemos tomar medidas paliativas, com uso de medicamentos agressivos. E devido a má alimentação, uma noite mal dormida, a falta de exercícios, tudo isso pode agravar a nossa situação, ou seja, o aumento do colesterol, hipertensão, problemas cardíacos e até uma simples dor no pescoço, pode ser um alerta para frearmos o ritimo de vida. Mas se avaliarmos o nosso dia-a-dia, com mais atenção podemos melhorar a nossa qualidade de vida, dando mais importância a ela do que qualquer outra prioridade.