O lugar certo para busca da saúde e do bem estar!!!


Acupuntura com certeza funciona

24/10/2012 10:19

Segundo pesquisas, mais de 1 milhão de brasileiros se submeteram a agulhadas em 2011 para tratar problemas como dores lombares ou nas articulações. Para muitos, a acupuntura, técnica da medicina oriental baseada no estímulo de pontos do corpo por agulhas, vem ganhando espaço e sendo reconhecida como um método eficaz no tratamento de diversas doenças. É claro que a maioria das pessoas ainda busca os tratamentos da medicina tradicional com remédios, fisioterapias, cirurgias e nem sempre obtém bons resultados.  No Brasil , existem muitos acupunturistas e não existe lei que proíba sua prática .


Veja as informações abaixo:

NINGUÉM ESTÁ IMPEDIDO DE PRATICAR A ACUPUNTURA NO BRASIL, portanto os profissionais da área saúde têm o direito de exercer a Acupuntura sem nenhum constrangimento da lei.
Em decisão de 05 de setembro de 2012, o Ministro Arnaldo Esteves Lima do Superior Tribunal de Justiça - STJ afirma claramente que: “a Acupuntura ainda não foi...
regulamentada no país, sendo o seu exercício franqueado a todos os profissionais da área de saúde que obtenham aprovação em cursos específicos de formação”.
Atualmente, a formação em Acupuntura está sendo realizada, através de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) promovidos por Instituições de Ensino Superior (Faculdades e Universidades), com carga horária de 1200 horas, e Cursos de Habilitação Técnica reconhecidos pelas Secretarias Estaduais de Educação, com carga horária em torno de 1600 horas. Há, também, o formato de Cursos de Formação de Especialista, promovidos por instituições especializadas em Acupuntura, sem respaldo do MEC, porém reconhecidos por Conselhos de classe da área da saúde.
A ACUPUNTURA NÃO É ATO MÉDICO, pois não existe definição do que é ato médico, legislação que ainda não foi votada no Congresso Nacional. A Acupuntura é um procedimento SEGURO E EFICAZ, e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os riscos de sua prática são mínimos, com percentual inferior a 0,02%. Além disso, os Projetos de Lei, que tramitam no Congresso Nacional, objetivam regulamentar a prática da Acupuntura, envolvendo todos os que estão hoje no mercado trabalho, incluindo os alunos que já estão matriculados em Cursos de Pós-Graduação ou Técnicos, conforme o que determinará o disposto pelo Parágrafo Único do Art. 3º do Projeto de Lei 1549/2003.
Parágrafo único: É assegurado aos profissionais de que tratam os incisos III e IV deste artigo o direito de concluir, em prazo regulamentar, os cursos que tenham sido iniciados até a data de entrada em vigor desta lei.
III – ao portador de diploma de graduação em nível superior, que tenha concluído curso de pós-graduação ou especialização em Acupuntura.
IV – ao portador de diploma de curso técnico em Acupuntura, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Governo.
Portanto, quem se matricular antes da entrada em vigor da Lei a ser sancionada terá o direito de concluir seu curso e exercer a atividade profissional. Dessa forma, se você está interessado nessa terapia tradicional e nessa área do saber, matricule-se em um curso autorizado por órgãos educacionais e reconhecido no mercado de trabalho.(Prof. Dr. Sohaku)
Voltando a falar sobre os resultados com acupuntura, há muitos anos os pesquisadores comparam seus resultados aos de outros tratamentos ou mesmo com o poder da autossugestão. Eles querem saber se o alívio proporcionado pela acupuntura é real ou se é influenciado pela vontade do paciente de que dê certo, algo conhecido como efeito placebo. Centenas de estudos já foram divulgados, entre ele um estudo publicado no site do periódico científico Archives of Internal Medicine, da prestigiada Associação Médica Americana, traz uma resposta à polêmica. Ele diz que o efeito da acupuntura é, sim, verdadeiro. “A acupuntura é mais que um placebo contra dores crônicas sim“ afirma Robinson Muracami *. O alívio proporcionado pela acupuntura muito diferente do efeito placebo –  não é resultado de sugestão da mente dos pacientes, claro que o resultado também melhora quando há um conjunto, a sintonia entre terapeuta, paciente e o tratamento.“Já tratei por exemplo uma professora de medicina da UEL que só procurou a nossa clínica em último caso pois era totalmente descrente desse tipo de tratamento, começou a sessão duvidando que faria alguma diferença e na metade do tratamento me pediu para parar e disse: O que é isso? Tenho que rever todos os meus conceitos de medicina que venho ensinando a anos, como foi que você tirou a minha dor? Não acredito que sem usar nenhum remédio eu estou sem dor nenhuma - esse é um exemplo de existe algo mais na acupuntura que o poder da sugestão.“diz Robinson Muracami.
A acupuntura é muito eficaz no tratamento de dores crônicas, como a enxaqueca, fibromialgias, para tratar ansiedade,  depressão , problemas gastrintestinais, reumatismos e uma infinidade de doenças.
A acupuntura suscita a curiosidade de pesquisadores e a ambição do CRM que quer se apoderar da técnica mesmo duvidando do seu efeito. Mutos médicos ainda preferem prescrever medicamentos antes de indicar uma acupuntura ou uma terapia oriental. As terapias orientais permitem a prevenção e o tratamento de diversas doenças sem o uso de medicamentos pois o nosso corpo é capaz de reagir aos estímulos e auto-produzir substâncias que amenizam a dor e tratam. A acupuntura traz sim saúde e bem estar de uma forma natural e ainda contribui para a longevidade.
“Nossa forma de tratar o paciente é como um todo, não tratamos por partes, se há uma dor no braço não vamos fazer acupuntura só no braço, pois visamos o equilibrio de corpo e mente, na acupuntura não é o terapeuta que vai dizer quando tirar as agulhas e sim o corpo vai dar o sinal, por isso nossas sessões podem durar de 1 a 2 horas, dependendo de cada paciente, o que importa é o bem estar da pessoa e como ela vai se sentir“ Robinson Muracami.
Os cientistas não entendem sequer sobre a melhor maneira de medir o resultado da acupuntura, isso porque cada paciente é único, cada um vai reagir de uma forma, na maioria das vezes terão resultados benéficos pois a acupuntura não tem contra indicação e quando aplicada por um profissional que realmente entende, não tem como não obter bons resultados.
O que é ser um bom profissional de acupuntura? “Em primeiro lugar ele deve ter equilíbrio, ter uma crença, ou seja, Deus é nosso maior terapeuta então temos que ser guiados pelas mãos dele, o profissional deve saber controlar a energia dele e do paciente e ter muita sensibilidade (o que se adquire com muitos anos de experiência e estudos). Um bom acupunturista leva anos para adquirir todo conhecimento pois para saber exatamente os pontos é preciso ser bem treinado senão a acupuntura será somente superficial não atingindo exatamente os pontos que precisam ser atingidos.Então ao procurar um profissional deve-se levar tudo isso em consideração, o modo como ele te avalia, a sua formação, o tempo que ele levou para aprender acupuntura e os anos de experiência na área.“ Robinson Muracami


*Robinson Muracami*
 

Formado Reflexoterapeuta pela Universidade de Saúde da China

com filial no Japão.

Formado Doutor em Máster Seitai na “All Japan Seitai Promotional Association”.

Formado Doutor e Mestre no Curso de Tratamento da Medicina Oriental (Shiatsu, Acupuntura e Moxabustão) pela Faculdade Nichiu de Medicina Oriental de Shizuoka.

Formado Mestre em Massagem nos pontos da cabeça pela “London Royal Palace”.

Formado em Sokushin pelo Instituto de Ensino Oriental de Gotemba.


Associado à:
 

Associação de Terapia da Medicina Sino-Japonesa.

Associação de Tratamento da Medicina Oriental no Japão.

Associação de Saúde e Diagnóstico da China no Japão.

Associação dos Mestres em Seitai no Japão.

Instituto Moshizuki de Terapias.

Conselho de Medicina Sino-Japonês

Sinaten- Sindicato Nacional dos Terapeutas Naturistas.

Atende na Clínica Muracami Center em Bandeirantes

—————

Voltar